Celebrar a inovação social

Joana Cruz Ferreira
O lançamento do relatório final do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, o fim dos quatro estudos de viabilidade conduzidos no âmbito do SIB Research Programme e a primeira edição do Social Innovation World Forum estão entre os motivos que deixam a equipa do Laboratório com sentimento de dever cumprimento no fim de mais um ciclo de trabalho.

O ano civíl português pode divir-se em dois ciclos – de janeiro a junho e de julho a dezembro. Para o Laboratório de Investimento Social, junho fechou efetivamente vários ciclos pois marcou o fim de projetos como o Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social e o SIB Research Programme.

Não fossem estas conquistas suficientes, o Laboratório de Investimento Social orgulha-se ainda de nos últimos dias do mês de junho ter promovido o Social Innovation World Forum, ou SIWF’15, em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian e Portugal Inovação Social.

Este fórum teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, com o propósito de celebrar o que de melhor se faz no mundo em termos de Inovação Social. Durante os dois dias, estiveram presentes mais de 500 pessoas, às quais se juntaram outras 300 através do canal de streaming disponibilizado para o evento.

O SIWF’15 ofereceu-nos a possibilidade de conhecer vários projetos de inovação social portugueses e internacionais, de participar em discussões sobre diferentes assuntos que influenciam diáriamente a dinâmica e crescimento da inovação social no mundo – como a Filantropia de Impacto ou o Investimento Social – e de assistir à apresentação das visões e estratégias de altas figuras do governo português e inglês e da comunidade europeia para promover a inovação social.

Acreditamos que o valor acrescentado deste fórum está na oportunidade de juntar em Lisboa diferentes perfis de pessoas que todos os dias fazem a inovação social acontecer. Proporcionar a partilha de experiências, sejam sucessos ou fracassos, foi o que nos moveu para promover esta iniciativa.

Esperamos sinceramente que todos os presentes e ouvintes tenham disfrutado e beneficiado deste encontro tanto quanto nós e agradecemos a todos os que, do palco ou da plateia, se juntaram a nós.

O Laboratório de Investimento Social promete estar atento aos desenvolvimentos do mercado de investimento social em Portugal, sempre disponível a apoiar e a participar ativamente no que for necessário para a sua edificação. Este é, em suma, o nosso posicionamento para o ciclo que depois do fórum se inicía.

Não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *