O Laboratório vai até às Caldas da Rainha (Portuguese Version Only)

admin

Já não é a primeira vez que a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha promove umas Jornadas sobre a Economia Social nas instalações do Inatel da Foz do Arelho. As jornadas consistem num evento de vários dias em que, entre sessões de formatos mais expositivos ou mais participativos, profissionais do setor social se reúnem para discutir temas relevantes para o desenvolvimento do setor.

Este ano, o Laboratório foi convidado a dinamizar dois workshops no terceiro dia da jornada, dia 7 de Março. Tive a oportunidade de apresentar o conceito de investimento social e os instrumentos sob os quais este se materializa a dois grupos de cerca de 15 participantes, na sua maioria técnicos de ação social da região.

Se há um ano atrás o conceito de investimento social era para muitos algo teórico, intangível, quase utópico; hoje já é possível discutir a sua aplicabilidade recorrendo a projetos portugueses. Com recurso ao vídeo da Academia de Código e à reportagem da SIC sobre o projeto, apresentei aos presentes o Título de Impacto Social Português – Academia de Código Júnior.

Os participantes reviram as suas organizações no papel da Academia de Código, prestador de serviço do Título de Impacto Social; colocaram várias questões em relação à aplicabilidade do instrumento a outras áreas sociais e em relação à viabilidade do projeto, como: Por que razão as aulas de código são oferecidas a alunos do 3º ano? Qual o motivo para a academia de código terminar no 1º período do 4º ano? Como se medem os resultados para as duas métricas?

O Laboratório congratula a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha pelo seu trabalho e agradece a oportunidade de disseminar a temática do investimento social.

Joana Cruz Ferreira

No comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *