SIB Research Programme

Home O Laboratório SIB Research Programme

Em que consiste o SIB Research Programme?

O SIB Research Programme é um projeto de periodicidade semestral que tem como objetivo desenvolver estudos de viabilidade na área dos Títulos de Impacto Social a nível nacional e internacional. Este programa é direcionado a estudantes e profissionais que queiram desenvolver conhecimento nesta área.

Este projeto teve início em Janeiro de 2015 e conta já com três edições. Desde o seu início, o SIB Research Programme já trabalhou com onze estudantes universitários que desenvolveram projetos de investigação em diversas áreas temáticas.

Os participantes neste programa têm acesso a um plano formativo intensivo que inclui formação nas seguintes áreas: (1) modelagem financeira de Títulos de Impacto Social, (2) metodologias para análise de dados em Access, (3) desenvolvimento de planos de negócios sociais, (4) negociação e (5) introdução ao enquadramento legal do terceiro setor.

Com a duração de 6 meses, o SIB Research Programme pretende também transferir competências de gestão, financeiras e de inovação social aos participantes, contribuindo para uma melhor transição para o mercado de trabalho.

Participantes do SIB Research Programme

Gonçalo Mina

Gonçalo Mina

Integra a 3ª edição do SIB Research Programme, focando-se na área do isolamento dos idosos. Trabalhou no grupo Auchan por um ano como market manager em Lisboa. Nos últimos 5 anos, o Gonçalo foi voluntário nos Gambozinos, uma associação que promove a coesão social em Portugal. Assumiu recentemente o cargo de presidente dos Gambozinos e gere 100 voluntários. Licenciatura em Gestão (ISEG) e está atualmente a finalizar o mestrado em Gestão com especialização em Estratégia e Empreendedorismo na Católica-Lisbon.

Luize Jansone

Luize Jansone

Integra a 3ª edição do SIB Research Programme, focando-se na área da educação. Durante a sua licenciatura na Academia de Cultura da Letónia (B.A. em Sociologia), a Luize trabalhou em projectos de investigação no Centro de Investigação da Academia. Durante o seu mestrado em Gestão com major em Empreendedorismo Social, na NOVA SBE, a Luize assume também o cargo de investigadora da ONG ambiental Homo Ecos e é membro do NOVA Social Consulting.

 Yernar Akim

Yernar Akim

Integra a 3ª edição do SIB Research Programme, focando-se na área de emprego para pessoas com deficiência motora. O Yernar licenciou-se em Economia e Ciência Política na Universidade Nazarbayev, no Cazaquistão, onde fundou o Business Case Club. O Yernar ao longo de 5 estágios profissionais teve experiência no setor financeiro e no setor público. O Yernar é finalista do Mestrado em Gestão na Católica-Lisbon.

Eva Pereira

Eva Pereira

Integra a 3ª edição do SIB Research Programme, focando-se na área da empregabilidade jovem. Licenciatura em Economia (Nova SBE) e actualmente a concluir o Mestrado em Economia (Nova SBE). Durante a licenciatura, trabalhou com a Fábrica de Negócios Sociais da Fundação EDP, ajudando a lançar um negócio social. Antes de iniciar o mestrado, a Eva foi voluntária em São Tomé e Príncipe durante 6 meses no projeto de microcrédito MOVE. Actualmente, trabalha como voluntária da ONG Move no departamento de fundraising.

Alumni do SIB Research Programme

Malou-Anne Wahn

Malou-Anne Wahn

Integrou a 2ª edição do SIB Research Programme na área de Sem-Abrigos. Trabalhou na área de gestão de projetos de uma multinacional e no departamento de comunicação no setor de biogás. Integrou a equipa de gestão do NOVA Social Consulting e é uma ativista na proteção dos animais. Fez licenciatura em Gestão na University of Applied Sciences Münster e na Univertié Pierre Mendes France, e MsC in Management (Nova SBE).

Jan Tveterås

Jan Tveterås

Integrou a 2ª edição do SIB Research Programme na área de envelhecimento ativo. Fez a licenciatura em Marketing Internacional na BI Norwegian Business School e na Pace University. Fez voluntariado na Cruz Vermelha Noruega e ensinou inglês no Nepal e na Mongólia. Trabalhou num hospital psiquiátrico e fez um estágio no Uganda em “banking rural e empreendedorismo”. Fez um MsC em Management (Nova SBE).

Milena Niklewicz

Milena Niklewicz

Integrou a 2ª edição do SIB Research Programme na área de reincidência criminal. Licenciada na Universidade de Basel, trabalhou em gestão financeira de ativos imobiliários em Genebra. Durante o mestrado Internacional em Finanças, viveu no Brazil e em Portugal. É uma entusiasta por conhecer novas línguas e culturas e Ashtanga Yoga é um dos seus hobbies.

Sara Guerreiro de Sousa

Sara Guerreiro de Sousa

Integrou a 1ª edição do SIB Research Programme na área de educação em Janeiro de 2015. Trabalhou num projeto de investigação da Siemens e NAPE, estagiou em mercados financeiros no Santander e fez parte de projetos na área da educação, desenvolvimento, imigração e diálogo intercultural. BsC em Matemática Aplicada e Computação pelo IST, curso de finanças no Imperial College of London e MsC em Finanças (Nova SBE).

Duarte Carmo Garcia

Duarte Carmo Garcia

Integrou a 1ª edição do SIB Research Programme para a área da saúde, com foco na diabetes tipo 2. Trabalhou no Novo Banco no departamento internacional e fez um estágio no Atados, uma ONG no Brazil, onde colaborou em projectos de CSR de multinacionais. Foi ator de teatro durante vários anos. Licenciado em Gestão pelo ISEG e MsC em Gestão da Nova SBE.

João Santos

João Santos

Analista, após integrar a 1ª edição do SIB Research Programme na área de crianças e jovens em risco. Experiência em TelCo e na área de empreendedorismo, passando pela Ericsson, Rocket Internet, Beta-i e AHEAD, onde deu aulas em Moçambique. Fez a licenciatura em Economia e MsC em Gestão (Nova SBE). É um apaixonado por fotografia.

Rita Casimiro

Rita Casimiro

Analista, após integrar a 1ª edição do SIB Research Programme, na área de empregabilidade jovem. Trabalhou em Londres na Crossrail, projetos em Moçambique e estudos de mobile banking no NOVAFRICA. Fez parte da equipa de gestão do NOVA Social Consulting e é fellow do World Merit. Licenciou-se em Business Administration (University of Bath) e fez MsC em Gestão (Nova SBE).

Yuka Manabe

Yuka Manabe

Estagiária no Laboratório de Investimento Social onde presta apoio técnico e analítico ao Grupo de Trabalho para o Investimento Social. Trabalhou em institutos de investigação e no Council of Economic Experts na Alemanha. Foi voluntária da Masifunde Learner Development, na África do Sul. É finalista do mestrado em Economia Internacional da Universidade de Tubingen, Alemanha.

Fiona O'Driscoll

Fiona O'Driscoll

Fez a tese de MBA em capacitação de organizações sociais no Lab e trabalhou num estudo de viabilidade de um TIS na área de empregabilidade. Trabalhou mais de 10 anos em banking e asset management (ex.: Dexia Credit Local, Deutsche Asset Management). Hoje é diretora na Centrus Advisors. BsC em Finanças e Matemática Actuarial (Universidade Dublin City) e MBA (Católica Lisbon SBE | Nova SBE).

Venha colaborar com o Laboratório!

No Laboratório de Investimento Social estamos sempre à procura de talento capaz de acrescentar valor ao projeto. Consulte as oportunidades em aberto ou faça uma candidatura espontânea na área de Recrutamento.