INVESTIMENTO PARA A MUDANÇA.

O Laboratório

O Laboratório de Investimento Social é um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian e do IES – Social Business School, em parceria com a Social Finance UK.

Pretende ser um centro de conhecimento na área do investimento social procurando difundir as melhores práticas internacionais e instrumentos financeiros inovadores, estudando a sua aplicabilidade à realidade portuguesa.

Alguns números que concretizam a nossa atuação

A Equipa

António Miguel

António Miguel

Responsável pela estratégia do Laboratório e pelo trabalho em Títulos de Impacto Social (TIS). Trabalhou na Social Finance nas áreas da justiça, emprego e alojamento social. MsC in Business Administration (Universidade Católica) e Certificado em Corporate Finance pelo Chartered Institute for Securities and Exchange. Professor convidado na NOVA SBE.

Luís Fonseca

Luís Fonseca

Em atualização.

Joana Cruz Ferreira

Joana Cruz Ferreira

Associate, com forte participação no desenvolvimento do primeiro Título de Impacto Social em Portugal e do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social. Trabalhou em projetos de investigação em matérias de envelhecimento populacional e empregabilidade. Foi fellow do projeto de microcrédito MOVE, em Moçambique. MsC in Economics (Nova SBE), com major em Applied Policy Analysis.

João Santos

João Santos

Analista, após integrar a 1ª edição do SIB Research Programme na área de crianças e jovens em risco. Experiência em TelCo e na área de empreendedorismo, passando pela Ericsson, Rocket Internet, Beta-i e AHEAD, onde deu aulas em Moçambique. Fez a licenciatura em Economia e MsC em Gestão (Nova SBE). É um apaixonado por fotografia.

Rita Casimiro

Rita Casimiro

Analista, após integrar a 1ª edição do SIB Research Programme, na área de empregabilidade jovem. Colaborou em vários projetos de consultoria social, nomeadamente para a Fundação Aga Khan em Moçambique e enquanto membro do Nova Social Consulting. Licenciou-se em Business Administration (University of Bath) e fez mestrado em Gestão com major em Empreendedorismo Social (Nova SBE).

Margarida Anselmo

Margarida Anselmo

Analista. Estagiou no ICCCAD no Bangladesh onde ganhou experiência na área de alterações climáticas e desenvolvimento. Trabalhou como consultora-estudante para o Kerry Group com foco no mercado Iraniano. Fez mestrado em Economia com major em Políticas Públicas (NovaSBE) juntamente com o CEMS MIM mestrado em Gestão Internacional (NovaSBE e UCD).

Cristina Almeida

Cristina Almeida

Analista. Trabalhou na EY na área de consultoria colaborando em vários projetos com maior enfoque nos sectores das telecomunicações e energia. Foi analista de Marketing na start-up portuguesa ‘Mellow’ trabalhando sobretudo o mercado norte-americano. Licenciada em Economia pela Nova School of Business and Economics e em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa. Nos seus tempos livres, estuda Psicologia no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

O Percurso

2013
2014
2015
2013

Criação do Laboratório de Investimento Social

O Laboratório de Investimento Social é um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian e do IES – Social Business School, em parceria com a Social Finance UK. Pretende ser um centro de conhecimento na área do investimento social, procurando difundir as melhores práticas internacionais e mecanismos financeiros inovadores, estudando a sua aplicabilidade à realidade portuguesa.

O nosso primeiro dia de trabalho foi a 7 de Outubro de 2013. Desde o primeiro dia que temos uma visão muito clara: acreditamos num setor social em que as organizações e empreendedores sociais que trabalham para resolver os principais problemas sociais em Portugal têm acesso a fontes de receitas e instrumentos financeiros adequados às suas necessidades. Desta forma, podem inovar e expandir os seus serviços, melhorando a qualidade de vida dos seus beneficiários e de toda a sociedade.

2014

Sessão Pública de Lançamento

O Laboratório de Investimento Social foi publicamente lançado a 27 de Fevereiro de 2014.
O ano 2014 foi um ano de criação de conhecimento, organização interna, leitura do mercado e estabelecimento de parcerias estratégicas. São estes os nossos alicerces para contribuir para o nascimento do mercado de investimento social em Portugal.

Os Momentos do Ano

A 3 de Julho de 2014 teve lugar a primeira reunião anual do nosso Advisory Board.
Esta reunião foi fundamental para o lançamento do Grupo de Trabalho para o Investimento Social, também em Julho – este projeto teve posteriormente o reconhecimento e financiamento por parte da Comissão Europeia.
A 16 de Dezembro de 2014 foi anunciada a estrutura de missão Portugal Inovação Social – um momento de viragem para o setor de investimento social no nosso País.

2015

1º Edição do SIB Research Programme

O SIB Research Programme teve início a Janeiro de 2015. Este programa apoia alunos de mestrado que queiram fazer as suas teses sobre Títulos de Impacto Social.
A primeira edição conta com quatro projetos apoiados, nas áreas da educação, crianças e jovens em risco, empregabilidade jovem e saúde.

Primeiro Título de Impacto Social em Portugal

A 6 de Fevereiro de 2015, foi lançado o primeiro Título de Impacto Social em Portugal, que financia um projeto de programação informática junto de 65 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em Lisboa.
Este projeto pretende contribuir para uma melhoria nas competências cognitivas e desempenho escolar a Português e Matemática.
Se os resultados forem atingidos, segundo avaliação da NOVA SBE, a Câmara Municipal de Lisboa irá reembolsar o investidor Fundação Calouste Gulbenkian pelo montante inicialmente investido.
Este projeto-piloto pretende informar política pública na área da educação.

Recomendações Finais do Grupo de Trabalho

Publicação do relatório final do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, com cinco recomendações para o desenvolvimento do ecossistema de investimento social em Portugal. Como resultado deste trabalho Portugal foi reconhecido e convidado pelos países do G8 a participar no Global Social Impact Investment Steering Group, um grupo de trabalho para discutir este tema.

2ª Edição do SIB Research Programme

No seguimento do sucesso da primeira edição, a segunda edição foi lançada em Setembro de 2015, com três alunos de mestrado que trabalham nas áreas de reincidência criminal, envelhecimento ativo e pessoas sem-abrigo.

Venha colaborar com o Laboratório!

No Laboratório de Investimento Social estamos sempre à procura de talento capaz de acrescentar valor ao projeto. Consulte as oportunidades em aberto ou faça uma candidatura espontânea na área de Recrutamento.