Títulos de Impacto Social

Home O Laboratório Títulos de Impacto Social

O que são?

Os Títulos de Impacto Social (TIS) mobilizam capital privado para investir em organizações e empreendedores sociais que demonstrem impacto social e potencial retorno financeiro.

  • O TIS é um mecanismo financeiro no qual uma entidade do setor público celebra um contrato com investidores sociais, com base em resultados sociais específicos (1).
  • Com base nesse contrato, os investidores financiam um serviço a médio prazo (2).
  • Este serviço é implementado por iniciativas de inovação social e pretende melhorar os resultados sociais de um determinado problema (3).
  • Se esses resultados sociais forem alcançados (4) o setor público remunera os investidores: com a devolução do seu investimento social e um retorno financeiro ajustado ao risco do projeto e ao nível de resultados sociais alcançados (5).
  • Caso os resultados sociais não sejam alcançados, conforme um nível pré-estabelecido, o setor público não paga aos investidores, os quais assumem o risco da intervenção.

O Primeiro TIS em Portugal

O primeiro TIS em Portugal financia uma iniciativa que ensina programação informática a alunos do 3º e 4º ano, em três escolas diferentes de Lisboa.

Este TIS foi estruturado pelo Laboratório de Investimento Social e promovido por um consórcio que inclui também a Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, Code for All/Academia de Código Junior e Nova School of Business and Economics.

Ver Infografia

Números que o caracterizam

€120k
Investidos pela Fundação Calouste Gulbenkian
3
Escolas públicas em Lisboa
65
Alunos do 3º e 4º ano
50
Semanas a partir de Janeiro 2015
10%
Melhoria desempenho escolar
10%
Melhoria competências de raciocínio lógico

Os parceiros deste Título de Impacto Social