Press Release: Academia de Código Júnior

admin

Já é possível investir em projetos que resolvem problemas sociais, com possibilidade de retorno para os investidores.

Primeiro Título de Impacto Social em Portugal, na área da educação, é lançado por um consórcio composto pela Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Code for all, Laboratório de Investimento Social e Universidade Nova de Lisboa.

No dia 6 fevereiro, às 11.30h, vai ser apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian o primeiro Título de Impacto Social em Portugal com o projeto-piloto Academia de Código Júnior, que irá testar o ensino de programação informática a alunos do ensino básico, com o objetivo de melhorar a sua capacidade de resolução de problemas e o seu desempenho escolar a Português e Matemática.

Através do Título de Impacto Social, um mecanismo de financiamento inovador pelo qual uma entidade do setor público celebra um contrato com investidores privados, com base em resultados sociais específicos, a Fundação Calouste Gulbenkian vai investir na Academia de Código Júnior cerca de 120 mil euros. Este projeto-piloto, desenvolvido pela Code for all, uma organização que oferece formação em programação informática a jovens e adultos, vai chegar inicialmente a 65 alunos de três escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico de Lisboa, tuteladas pela Câmara Municipal de Lisboa, e vai durar entre Janeiro e Dezembro de 2015.

Os investidores que financiem serviços para resolver problemas sociais de uma população-alvo (ex. insucesso escolar), através do Título de Impacto Social, são reembolsados pela entidade do setor público, caso os resultados sejam atingidos. Se não forem alcançados os resultados pretendidos, os investidores não são reembolsados, assumindo assim o risco da intervenção.

No caso da Academia de Código Júnior, se se verificar uma melhoria na capacidade de resolução de problemas e uma melhoria no desempenho escolar dos alunos abrangidos por este projeto-piloto, a Câmara Municipal de Lisboa irá reembolsar a Fundação Calouste Gulbenkian pelo montante inicialmente investido no financiamento do projeto.

O Título de Impacto Social é desenvolvido pelo Laboratório de Investimento Social, um projeto sem fins lucrativos que pretende catalisar o mercado de investimento social em Portugal e desenvolver mecanismos financeiros adequados ao financiamento da inovação social. Com o projeto-piloto Academia de Código Júnior, Portugal junta-se a um grupo restrito de países europeus que já testaram Títulos de Impacto Social, que incluem a Alemanha, Holanda, Bélgica e Reino Unido.

Para António Miguel, fundador do Laboratório de Investimento Social, este projeto marca «uma mudança de paradigma no financiamento da inovação social em Portugal, cada vez com um maior foco no resultados e na resolução das causas dos problemas sociais. Pela primeira vez, investidores podem investir em inovação social de forma sustentável e ligar diretamente o potencial de retorno à resolução dum problema social. É um exemplo real do alinhamento de incentivos entre todas as partes».

Ver Infografia do Projeto

5 Comentários. Deixe um Comentário

António Gomes
24/03/2015 16:37

Viva. Como professor no Agrupamento de Escolas do Carregado, poderia juntar-me ao vosso projeto?
Obrigado.

António Gomes
24/03/2015 16:38

Sou professor no Agrupamento de Eascolas do Carregado e gostaria de me juntar ao vosso projeto. como poderei fazê-lo?
Obrigado

Laboratório de Investimento Social
27/03/2015 14:48

Olá António Gomes,

Obrigada pelo seu comentário e interesse demonstrado.

Temos todo o gosto em pô-lo em contacto com a Academia de Código. Será que nos pode enviar um e-mail para o investimentosocial@ies.org.pt para podermos fazer esta ponte?

Obrigada

Maria Isabel Teixeira
13/09/2015 11:02

Acho uma ideia super interessante, proactiva e com futuro. Gostaria de saber se têm cursos, nem que sejam pagos, para crianças com 8/9 anos e 12/13 anos (meus netos). Acho que qualquer deles iria “amar” aprender outras “linguagens”, que não: ya, meu, fixe, cool, etc… Estou reformada, mas fui tecnica de sistemas informáticos e se fosse mais nova ofereceria o meu contributo.
Agradeço a vossa resposta, pois já que estamos no princípio de um ano lectivo, seria agora o momento ideal para programar os horários!
Cumprimentos, PARABÉNS e Boa Sorte!

Joana Cruz Ferreira
14/09/2015 15:41

Olá Isabel,

Obrigada pelo interesse demonstrado na Academia de Código Júnior.

O Laboratório de Investimento Social prestou apoiou ao desenvolvimento de um mecanismo de financiamento para a Academia; não temos por isso, a gestão do projeto.

No entanto, deixamos-lhe o website da Academia de Código, onde poderá procurar mais informações sobre a oferta disponível e através do qual poderá entrar em contacto com a equipa: http://academiadecodigo.org/

Se pudermos ajudar em mais alguma coisa, não hesite em pedir.

Obrigada,

A equipa do Laboratório de Investimento Social