Uma carta aberta na comemoração do nosso 2º aniversário

Laboratório de Investimento Social
A comemoração de um aniversário é motivo para um novo momento de orgulho: lançamos hoje o site do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, disponível em grupodetrabalho.investimentosocial.pt

Dois anos não parece ser muito tempo.

Hoje deixamos o convite para pensarem no que podem ser dois anos de compromisso com a nossa missão: desenvolver mecanismos financeiros e não financeiros inovadores que mobilizem mais capital para a inovação social em Portugal.

Antes do dia 7 de Outubro de 2013, o Laboratório de Investimento Social era um projeto idealizado por uma entidade pela qual temos a maior admiração e respeito: a Fundação Calouste Gulbenkian. Com uma visão de longo prazo, a Fundação tornou possível a criação do primeiro intermediário de investimento social em Portugal, para trabalhar em parceria com as entidades da Economia Social, setor público e investidores.

Nascemos dentro do IES Social Business School que, com a sua agilidade e ligação ao terreno, nos permitiu chegar aos principais inovadores sociais em Portugal e conhecer as suas necessidades e dificuldades no acesso ao financiamento. Por outro lado, a credibilidade e conhecimento pioneiro da Social Finance UK proporcionou-nos a ponte com as melhores práticas internacionais.

Quando falamos em investimento social, referimo-nos ao investimento que tem como objetivo resolver um problema social e para o qual existe uma possibilidade de remuneração financeira (ou perda), dependendo do risco associado.

Nos últimos dois anos, o mercado de investimento social em Portugal sofreu uma evolução significativa. Em dia de comemoração, permitam-nos partilhar os momentos do nosso trabalho que mais nos orgulharam, durante este período:

–  Apoio ao grupo de trabalho que desenvolveu a proposta para a criação da Iniciativa Portugal Inovação Social, oficialmente lançada em Dezembro de 2014;

–  Lançamento do primeiro Título de Impacto Social em Portugal, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico através do ensino de programação informática;

–  Arranque do SIB Research Programme, um programa de 6 meses destinado a criar analistas de investimento social, em fase final de conclusão de Mestrado, através do desenvolvimento de estudos de viabilidade para Títulos de Impacto Social;

–  Publicação, em Junho de 2015, do relatório final do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, com cinco recomendações para o desenvolvimento do ecossistema de investimento social em Portugal (mais tarde viríamos a saber que Portugal foi convidado a juntar-se ao grupo de países do G8 que criaram um Grupo de Trabalho Global para discutir esta temática).

Nenhum destes projetos teria alcançado os mesmos resultados sem o apoio incondicional de todos os parceiros envolvidos. Trabalhamos no âmbito de uma economia convergente e as parcerias de sucesso que temos tido com representantes dos setores privado, público e social disso são exemplo.

A comemoração deste aniversário é motivo para um novo momento de orgulho: lançamos hoje o site do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, disponível em grupodetrabalho.investimentosocial.pt

Aquilo que torna este site relevante é a abordagem de total transparência que o caracteriza. Nele poderão encontrar todos os conteúdos relativos a 12 meses de trabalho: atas de reunião, agendas de reunião, apresentações, documentos técnicos de preparação, resultados de votações em tempo real, entre muitos outros conteúdos. Numa palavra, conhecimento, para que os atores do mercado possam tomar decisões mais informadas.

Estamos conscientes que “o difícil é continuar”. Assim, os próximos anos ditarão como serão abordados aqueles que consideramos serem os nossos principais fatores críticos de sucesso:

(1) Aliar massa crítica e influência conceptual com a capacidade de implementar projetos no terreno;

(2) Encontrar um formato consequente de colaboração com o setor público;

(3) Garantir as condições favoráveis para atrair, gerir e reter talento.

A nossa visão para a inovação social em Portugal é a de que os empreendedores sociais e iniciativas que trabalham eficazmente no terreno tenham acesso a mecanismos de financiamento adequados que lhes permitam tornar-se mais eficientes, inovadores e sustentáveis, de forma a terem um maior impacto na sociedade.

A todos os nossos parceiros destes últimos dois anos, queremos deixar o nosso agradecimento e compromisso. Um compromisso de que o nosso sucesso será medido, em última instância, pelo cumprimento desta visão e pelo nosso contributo para a resolução de problemas sociais em Portugal.

Estamos sempre disponíveis,

A equipa do Laboratório de Investimento Social